No Brasil, já são pelo menos 300 mil veículos leves eletrificados em circulação. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Só em junho, os 14.396 veículos [eletrificados] emplacados representaram um aumento de 131% sobre junho de 2023 (6.225) e de 253% sobre junho de 2022 (4.073).
Para movimentar tudo isso é preciso energia elétrica. E é aí que entram os eletropostos.
Neste texto, você verá como funciona um eletroposto e como a energia solar pode contribuir para a expansão desse tipo de negócio.
Funcionamento de um eletroposto
Assim como os veículos a combustão precisam de um posto para abastecer com etanol, gasolina ou diesel, os veículos eletrificados precisam de um lugar com energia elétrica para recarregarem as baterias. São os chamados eletropostos.
Ao invés das bombas que puxam o combustível líquido de um reservatório no subsolo, no eletroposto, as “bombas” são estações de carregamento conectadas a uma fonte de energia elétrica, que é convertida em uma voltagem adequada para recarregar as baterias dos veículos.
Os eletropostos têm se tornado cada vez mais comuns e podem ser encontrados em diversos lugares, como: rodovias, área urbana, estacionamentos, supermercados, shoppings centers ou condomínios, por exemplo.
Ao chegar ao eletroposto, o motorista conecta o veículo utilizando um cabo de carregamento adequado. Em seguida, o veículo e o eletroposto trocam informações para avaliar a condição da bateria e identificar a quantidade de energia necessária para o carregamento.
Na próxima etapa, a eletricidade começa a ser transferida do eletroposto para a bateria do veículo. Por fim, quando o carregamento é concluído, o cabo é removido e o veículo fica pronto para ser utilizado novamente.
Tipos de eletropostos
Eletroposto não é tudo igual. Eles têm níveis diferentes de carregadores, indo do carregamento lento ao rápido. Entenda cada um deles:
Eletropostos de nível 1 (carregamento lento)
Esses carregadores utilizam uma conexão elétrica padrão de 110-120V, semelhante às tomadas comuns em residências. São frequentemente usados para carregamento doméstico. O processo é mais demorado, ideal para quem carrega o veículo durante a noite ou ao longo do dia. Completar uma carga total pode levar várias horas.
Eletropostos de nível 2 (carregamento médio)
Esses dispositivos utilizam uma tensão mais alta (240V), similar à usada para eletrodomésticos maiores. Eles são comuns em residências, ambientes de trabalho e alguns pontos de carregamento públicos. Oferecem um carregamento mais eficiente em comparação com os de Nível 1, normalmente completando a carga de um veículo em algumas horas.
Eletropostos de nível 3 ou carregadores rápidos (DC Fast Chargers)
Esses carregadores utilizam corrente contínua (DC) de alta potência, sendo ideais para situações em que é necessário um carregamento rápido, como em viagens longas. São frequentemente encontrados em estações ao longo de rodovias e em locais estratégicos. Podem carregar a maioria dos veículos elétricos até 80% em aproximadamente 30 minutos a uma hora.
Energia solar no abastecimento do eletroposto
Para poder fornecer energia elétrica para os clientes, o eletroposto precisa estar conectado a uma fonte elétrica. Pensando na sustentabilidade e na não interrupção do fornecimento de energia elétrica, um eletroposto que investe em energia solar fotovoltaica sai na frente.
Além de fornecer uma energia considerada limpa para os consumidores, pois não emite dióxido de carbono na sua produção nem necessita de grandes áreas alagadas para a geração, a energia solar fotovoltaica ainda consegue garantir o abastecimento durante todo o ano, visto que o Brasil recebe grande incidência de luz solar de janeiro a dezembro.
Outro ponto positivo, que extrapola a sustentabilidade, é a economia gerada a longo prazo. Apesar do investimento inicial parecer grande, com o uso da energia solar os custos da eletricidade, a longo prazo, são reduzidos.
No caso de empresas que utilizam a energia solar fotovoltaica para abastecer a frota de veículos elétricos, o custo final para ela pode ser baixíssimo, podendo até zerar.
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