As principais fontes de energia renovável

Energia renovável: conheça as principais fontes 

A energia é um recurso essencial para o funcionamento da sociedade e das empresas. No entanto, as fontes podem ser divididas em dois grandes grupos: energia renovável e não renovável. Enquanto as primeiras são sustentáveis, as segundas são finitas e causam impactos ambientais significativos.

Confira, no texto a seguir, as principais características desse tipo de energia e as principais vantagens de se investir nesse modelo.

O que é energia renovável?

A energia renovável é proveniente de recursos naturais que se renovam a todo momento e estão sempre disponíveis ao homem, como a luz solar, o vento, a água e a biomassa, sendo essenciais para um futuro sustentável e limpo.

Vale ressaltar que o conceito de energia renovável é diferente do de energia limpa. O primeiro termo refere-se exclusivamente a fontes que são naturalmente restabelecidas. Já o segundo envolve fontes que têm baixo impacto ambiental, geralmente não emitindo poluentes prejudiciais, como o dióxido de carbono.

Por outro lado, as fontes de energia não renováveis são aquelas que se esgotam na natureza, pois sua formação leva milhões de anos. Além disso, sua queima emite poluentes que contribuem para o aquecimento global e outros problemas ambientais.

Tipos de energia renovável

Energia solar
Energia solar é uma das principais energias renováveis.

Existem diversas opções de energia renovável. De forma geral, elas estão relacionadas a práticas sustentáveis. Confira a seguir algumas das mais conhecidas:

Energia solar

Dentre as diversas fontes de energia renovável disponíveis no Brasil, a energia solar se destaca como uma das mais promissoras e acessíveis. Captada a partir da luz e do calor do sol, essa forma de energia é convertida em eletricidade de maneira eficiente por meio de painéis fotovoltaicos.

As células solares transformam a luz solar em eletricidade de forma eficiente, sendo uma opção popular para residências, indústrias e infraestruturas.

Além de ser uma opção sustentável, ela promove economia nas despesas com conta de luz a curto prazo. Os painéis solares ainda podem ser instalados em residências, indústrias, infraestruturas e até mesmo em áreas remotas, ampliando as possibilidades de utilização dessa fonte de energia.

Energia eólica

A energia eólica é gerada por meio da captura da energia cinética dos ventos, através de turbinas eólicas. Elas convertem o movimento das hélices em eletricidade, sendo extremamente eficientes em áreas abertas e com altos índices de ventos.

Apesar de ter um impacto ambiental bastante reduzido, a instalação das turbinas necessita de uma grande área. Isso pode comprometer outras atividades, como a agricultura e a pecuária.

Hidrelétrica

As hidrelétricas são um exemplo claro de que nem toda energia renovável é limpa. Nesta modalidade, a geração de eletricidade aproveita a energia potencial e cinética da água em movimento. Isso geralmente é feito por meio da construção de barragens e usinas hidrelétricas em rios e cursos d’água.

Após a água ser armazenada na barragem, ela acumula energia potencial, que é convertida em cinética quando é liberada e flui através das turbinas, fazendo-as girar. Essas turbinas estão conectadas a geradores elétricos, produzindo eletricidade.

As usinas hidrelétricas bem projetadas e mantidas podem operar por décadas, proporcionando retorno a longo prazo sobre o investimento inicial. Por outro lado, a construção de barragens e reservatórios pode inundar grandes áreas de terra, causando impacto no meio ambiente.

Biomassa

A biomassa é, essencialmente, matéria orgânica convertida em energia. Resíduos florestais, agrícolas e industriais podem ser utilizados como matéria-prima. Quando queimada, ela libera energia na forma de calor, que pode ser utilizada diretamente ou convertida em eletricidade.

Sua principal vantagem é o fato de aproveitar materiais que seriam descartados, diminuindo a quantidade de lixo. Porém, a extração de biomassa de florestas sem manejo adequado pode levar à degradação dos ecossistemas florestais.

Por que investir em energias renováveis?

O investimento em energia renovável, especialmente energia solar, traz diversos benefícios para empresas de todos os portes. A instalação de painéis solares, por exemplo, permite que empresas gerem sua própria eletricidade, diminuindo a dependência da rede elétrica e reduzindo contas de luz em até 95%.

Imóveis e empresas com sistemas de energia renovável têm maior valor de mercado e se tornam mais atrativos para compradores e locatários. Ao produzir sua própria energia, a empresa fica menos vulnerável a aumentos nas tarifas de eletricidade e crises energéticas.

Energia renovável é com a LAS

Fundada em Ribeirão Preto, a LAS nasceu da visão de pioneiros com mais de 40 anos de experiência em energia renovável e verde.

Na LAS, acreditamos que o desenvolvimento sustentável é a chave para um futuro melhor. Trabalhamos incansavelmente para promover o equilíbrio entre o progresso social, a preservação ambiental e o crescimento econômico.

A energia solar representa uma revolução em eficiência energética para as empresas. Utilizamos módulos fotovoltaicos de ponta para captar a luz do sol, convertendo-a em energia elétrica de forma direta e eficiente.Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Banner LAS

Veja Também

LAS nas Redes Sociais

Assine a nossa Newsletter

Uma empresa que busca entregar o planeta a nossos filhos em melhor estado que a recebemos.

LAS - Latin America Solar | 2024 - Todos os direitos reservados