Imagem ilustrativa de usinas solares

Energia solar bate recordes de expansão no Brasil em 2024

A energia elétrica é fundamental para o funcionamento de equipamentos, que movem a economia global, seja na área urbana ou no campo. Computadores e celulares, meios de transporte, irrigação, resfriamento, são inúmeras as necessidades humanas que dependem cada vez mais de eletricidade.

Só para se ter uma ideia, o Brasil consumiu no primeiro trimestre de 2024, 72.416 megawatts médios de energia elétrica. Esse volume é 5% maior quando comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Para manter tudo isso funcionando, sem interrupção, a geração de energia elétrica tem que ser cada vez mais eficiente. O Brasil é conhecido por ter uma matriz energética majoritariamente limpa. Ainda de acordo com a CCEE, “as hidrelétricas entregaram ao Sistema Interligado Nacional (SIN), 56,9 mil MW médios [no 1º trimestre], volume 1,6% maior na comparação com os três primeiros meses do ano passado. Em contrapartida, as fazendas solares produziram 2,9 mil MW médios, crescimento de 47,9%”.

Neste texto, você entenderá o quanto o sistema de energia solar fotovoltaico cresceu no Brasil. 

Energia solar no Brasil

Segundo o relatório “Perspectiva do Mercado Global para Energia Solar 2024-2028”, feito pela SolarPower Europe, o setor solar fotovoltaico do Brasil cresceu significativamente em 2023. Foram adicionados 15,4 Gigawatt (GW) à matriz energética, um aumento de 41% em relação a 2022, colocando o país em terceiro lugar no mundo nesse tipo de energia.

Em 2024, a geração de energia solar alcançou dois novos recordes no mês de junho no país. As marcas de 9.598 MW e 9.760 MW foram registradas nos dias 28 e 29 de junho, respectivamente, no subsistema Nordeste, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ao todo, foram oito recordes de geração energia elétrica por meio da fonte solar nesse ano, apontam dados do ONS.

No primeiro semestre deste ano, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar adicionou 7 gigawatts (GW) à rede elétrica nacional, incluindo grandes usinas solares e sistemas de autogeração em telhados, fachadas e solo, o que aumenta significativamente o protagonismo do Brasil na transição energética global. Atualmente, a energia solar tem 44 gigawatts (GW) de capacidade instalada no país. 

Ainda de acordo com a Absolar, na geração distribuída, são 30 GW de capacidade instalada a partir da energia solar. No segmento de geração centralizada, as grandes usinas solares têm mais de 13,8 GW de potência no país.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) diz que existem, atualmente, no Brasil, 21.224 usinas fotovoltaicas instaladas. Outras 2.641.323 unidades de geração solar são na modalidade de geração distribuída (GD), o que totaliza uma capacidade instalada de geração de energia elétrica de 43,6 GW, cerca de 18,7% do total do país. 

Esse valor coloca a energia solar como a segunda maior fonte de energia do Brasil, em termos de potência instalada.

Recordes na geração de energia solar

De acordo com o ONS, dos oito novos recordes na geração de energia solar em 2024, seis ocorreram no subsistema Nordeste e dois no Sistema Interligado Nacional (SIN), nos meses de janeiro e março. 

Se olharmos para o acumulado de 2024, a capacidade total de geração de eletricidade no Brasil aumentou em 7.946 megawatts (MW), conforme informações fornecidas pela Aneel.

As usinas solares fotovoltaicas foram responsáveis por 73,5% desse incremento, englobando também a expansão da geração distribuída (GD).

Potência instalada no Brasil

Informações fornecidas pelo Ministério de Minas e Energia do Governo Federal indicam que a capacidade total instalada no Brasil atualmente é de 233.044 MW, sendo que 86,4% dessa capacidade provém de fontes renováveis.

De acordo com os dados divulgados, foram iniciadas 157 novas unidades de geração de energia no ambiente centralizado neste ano, com 71% desses empreendimentos localizados na região Nordeste. 

No que diz respeito à Geração Distribuída, foram incorporadas 290.140 unidades geradoras, predominantemente baseadas em energia solar fotovoltaica.

Invista em energia limpa e renovável

Com engenharia especializada, segurança rigorosa e compromisso profundo com a sustentabilidade ambiental, a LAS é líder em projetos fotovoltaicos que vão ajudar a pequena empresa a ter muita economia.

Com mais de 40 anos de experiência em energia verde, auxiliamos sua empresa a se tornar mais sustentável e autossuficiente. 

Fale conosco e faça um orçamento. LAS – Abastecendo o futuro com inovação!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Banner LAS

Veja Também

LAS nas Redes Sociais

Assine a nossa Newsletter

Uma empresa que busca entregar o planeta a nossos filhos em melhor estado que a recebemos.

LAS - Latin America Solar | 2024 - Todos os direitos reservados