Placas para produção de energia solar

Energia solar cresce no país e ultrapassa 39 GW 

Com um cenário favorável, o mercado de energia solar brasileiro iniciou o ano de 2024 com crescimento. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), somente nos dois primeiros meses do ano foram adicionados dois gigawatts (GW) de potência instalada desde 2012. 

Os dados levam em conta as usinas de grande porte e de geração distribuída (telhados, fachadas e pequenos terrenos). Com isso, o mercado nacional soma 39 GW de potência instalada, o equivalente a 17% de toda a potência operacional no Brasil. 

Ainda de acordo com a ABSOLAR, a fonte solar já trouxe mais de R$ 189,3 bilhões em investimentos no país nos últimos 12 anos. Além disso, evitou a emissão de 47,7 milhões de toneladas de CO₂ na geração de eletricidade. 

Todos esses dados reforçam que a energia solar não é mais apenas uma tecnologia de energia renovável, mas sim um pontapé para a transição energética no mundo. Confira quais são as outras expectativas para esse segmento durante 2024. 

O que esperar do mercado de energia? 

Segundo a projeção da ABSOLAR, a expectativa é de que o Brasil ganhe 9,3 GW de potência instalada até o fim do ano. Isso elevaria a potência total para 45,5 GW, sendo que 31 GW são provenientes de geração distribuída e 14,4 GW estarão na geração centralizada. 

Apesar da expectativa positiva, assim como qualquer segmento, há desafios para serem superados. Um dos principais é a oferta de crédito para financiar a instalação de sistemas fotovoltaicos.

Sobre o cenário mundial, a empresa de análise de dados Wood Mackenzie divulgou que espera que a capacidade de energia solar cresça em aproximadamente 320 GW. 

O principal fator para essa expansão é o aumento de políticas de incentivo adotadas por muitos países, com custos cada vez mais acessíveis. A Wood Mackenzie ainda espera um crescimento anual médio de 4% na capacidade global na próxima década.

O Brasil deverá fechar o ano na quinta posição mundial no mercado de energia solar, superando Austrália e Japão. Com isso, o país ficaria atrás apenas de China, Estados Unidos, Índia e Alemanha. 

Novas tecnologias 

Outra tendência para o mercado de energia elétrica é o avanço das tecnologias fotovoltaicas. A expectativa é que as células solares de perovskita ganhem destaque devido à sua eficiência aprimorada e baixo custo de produção. 

As tecnologias de filme fino, como células solares de silício amorfo e telureto de cádmio também são destaques em 2024. Com progressão e desenvolvimento rápido, elas podem resultar em módulos mais leves, flexíveis e eficientes.  

Com a demanda por energia solar crescendo cada vez mais, há também a necessidade de maior capacidade de armazenamento. Isso deve provocar um avanço significativo nas baterias de íon de lítio, tanto em termos de capacidade quanto de vida útil e custo. 

Fabricação solar 

Com o aumento da demanda por painéis solares, a capacidade de produção solar também vai se multiplicar. Alguns países começaram a ampliar significativamente a fabricação por meio de investimentos. 

Segundo relatório da Wood Mackenzie, a capacidade de fabricação de módulos triplicou nos últimos dois anos para 1 TW. A tendência é de que a produção continue acompanhando a demanda. 

Expansão em setores específicos 

A energia solar é 100% renovável, limpa e não poluente. Além da questão ambiental, essa fonte também é vantajosa no aspecto financeiro. Atualmente, os painéis solares são mais comuns em casas e estabelecimentos comerciais. 

No entanto, há uma tendência de crescimento na integração dos sistemas fotovoltaicos em edifícios comerciais e residenciais também. Isso vai permitir que os consumidores gerem a sua própria energia e reduzam as despesas com eletricidade. 

Outra tendência é a implementação de usinas solares flutuantes em reservatórios e corpos d’água. Essa solução é uma alternativa inteligente para ter mais geração de energia solar em espaços limitados. 

Energia solar é com a LAS

Se você está buscando economia e quer ajudar o meio ambiente, adquira o seu painel solar com a LAS.

Fundada em Ribeirão Preto, a LAS tem mais de 40 anos de experiência no mercado de energias renováveis e eficiências energéticas. Trabalhamos de forma proativa para garantir a melhor qualidade de vida das pessoas e do planeta. 

Entre em contato com a gente clicando aqui. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Banner LAS

Veja Também

LAS nas Redes Sociais

Assine a nossa Newsletter

Uma empresa que busca entregar o planeta a nossos filhos em melhor estado que a recebemos.

LAS - Latin America Solar | 2024 - Todos os direitos reservados