Placas para produção de energia solar

Entenda o que é e quais as vantagens da energia solar

A energia solar tem ganhado espaço no Brasil. Dados da Aneel mostram que a expansão da capacidade instalada da matriz elétrica foi de cerca de 7 Gigawatts (GW), entre janeiro e agosto de 2023. 

O consumo de energia elétrica no Brasil vem aumentando anualmente. Em janeiro de 2024, foram consumidos 71.200 megawatts médios. Isso representa um aumento de 6,6% se comparado com o mesmo período de 2023. Os dados são do boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. 

Ainda de acordo com dados da CCEE, janeiro de 2024 encerrou com 2.945 megawatts médios de energia solar, volume 52,4% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Além das fazendas solares, a instalação de placas fotovoltaicas nas indústrias e residências têm se tornado comum em todas as regiões do país, mostrando a vantagem da utilização desse tipo de energia.

Neste artigo, a Latin America Solar (LAS) explica quais são as vantagens da instalação desse sistema para produzir a própria energia elétrica. 

O que é energia solar?

Segundo o Ministério de Minas e Energia, energia solar “é a fonte ecológica que é captada do sol”.

A luz do sol é captada por placas fotovoltaicas, instaladas geralmente no telhado de residências e indústrias. Quando essa luz atinge as placas, ela estimula os elétrons presentes no equipamento. Dessa forma produz-se uma corrente contínua, chamada de efeito fotovoltaico. Os inversores, instalados nos imóveis, são capazes de alterar essa corrente contínua em corrente alternada. Após isso, ela está pronta para ser distribuída para a rede elétrica. Pode ser armazenada em baterias e liberada conforme a necessidade.

Os painéis solares têm como principal matéria-prima o silício. “Durante a vida útil dos equipamentos, não há emissão de gás carbônico. Além disso, boa parte dos empreendimentos ligados à energia solar atuam com compensações socioambientais nas regiões em que as placas são instaladas”, diz o Ministério de Minas e Energia. 

Energia solar e meio ambiente

A Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR) revela que “o Brasil acaba de fortalecer sua posição de destaque na transição energética global, ao atingir agora a marca histórica de 40 gigawatts (GW) de potência instalada operacional da fonte solar fotovoltaica, somando grandes usinas solares e sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos”.

“A participação da fonte solar equivale atualmente a 17,4% da matriz elétrica brasileira […]. Apenas em 2024, o setor solar já adicionou 3 GW ao país, ajudando a diversificar a matriz elétrica nacional e a suprir a demanda nos horários de maior consumo de eletricidade pela sociedade. Adicionalmente, pelos cálculos da ABSOLAR, o setor fotovoltaico já evitou a emissão de 48,9 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade, graças à geração limpa e renovável dos atuais 40 GW da fonte solar em atividade no país”, explica a ABSOLAR.

Benefícios da energia solar

A ABSOLAR explica que “um sistema fotovoltaico de 10 kWp evita emissões de gases poluentes durante toda a sua vida útil de 30 anos. Equivale a plantar árvores em cerca de 17 campos de futebol”.

Independentemente se é utilizada em propriedade residencial, empresarial ou rural, a energia solar é inesgotável, uma vez que provém de uma fonte renovável sempre presente na natureza. Também respeita o meio ambiente, pois não utiliza combustíveis fósseis, contribuindo para a diminuição de CO2na natureza.

Além disso, é possível produzi-la em praticamente todos os lugares do planeta e está em constante evolução.

Quais as vantagens?

Redução de custos

É possível diminuir as despesas com energia, promovendo assim um impacto significativo no balanço financeiro do negócio ou da residência. 

Tecnologia de ponta

Os equipamentos utilizados pela LAS são da WEG, líder em inovação solar. Com isso, a LAS garante a qualidade e avanço tecnológico.

Durabilidade e robustez

Sistemas projetados para resistir a diferentes condições climáticas, assegurando um desempenho consistente.

Segurança garantida

Nossos técnicos internos são especialistas certificados, cumprindo rigorosamente todas as Normas Regulamentadoras (NRs).

Aneel altera resolução normativa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aprimorou as regras para a conexão e o faturamento de centrais de microgeração e minirregião distribuídas em sistemas de distribuição de energia elétrica, bem como as regras do Sistema de Compensação de Energia Elétrica. Foram alteradas as Resoluções Normativas n° 920, de 23 de fevereiro de

2021, 956, de 7 de dezembro de 2021, 1.000, de 7 de dezembro de 2021, e dá outras providências. Confira tudo aqui.

Você sabia?

A tecnologia para transformar a luz do sol em eletricidade foi inventada no final do século XIX, por meio da criação da célula solar.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, “o Brasil tem intenção de realizar projetos voltados para energia solar até 2032. São projetos para acrescentar cerca de 37,1 GW com investimentos de mais de R$115 bilhões nos próximos anos”.

LAS – escolha inteligente em energia solar

A LAS é uma empresa com mais de 40 anos de experiência em energia verde.

Conta com engenharia especializada, segurança rigorosa e compromisso profundo com a sustentabilidade ambiental. A LAS é líder em projetos fotovoltaicos.

Entre em contato conosco e faça um orçamento. LAS – Abastecendo o futuro com inovação!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Banner LAS

Veja Também

LAS nas Redes Sociais

Assine a nossa Newsletter

Uma empresa que busca entregar o planeta a nossos filhos em melhor estado que a recebemos.

LAS - Latin America Solar | 2024 - Todos os direitos reservados