Nos últimos anos, o mercado de energia solar cresceu significativamente no Brasil! E esse cenário deve continuar em 2025.
Segundo um mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), as residências lideram o uso da tecnologia fotovoltaica, com mais de 2,8 milhões de imóveis abastecidos com esse tipo de energia.
Também de acordo com a Absolar, “o Sudeste é responsável por 33,4% da capacidade instalada de energia solar no Brasil, o que corresponde a 10.869,9 MW”.
Em 2025, o mercado de energia solar segue em expansão acelerada, impulsionado por diversos fatores, incluindo redução de custos, avanços tecnológicos e políticas de incentivo!
Ao longo deste texto, você confere mais detalhes sobre o que esperar do setor em 2025!
Quais são as perspectivas do mercado de energia solar em 2025?
A expectativa é que a capacidade instalada de energia solar continue crescendo em ritmo acelerado em todo o mundo – e não é diferente no Brasil!
Segundo dados da Absolar, a geração solar ultrapassou, em 2024, a marca de 26 gigawatts (GW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no Brasil.
A Absolar mostra que são mais de 3,3 milhões de unidades consumidoras atendidas pela tecnologia fotovoltaica desde 2012. Para o próximo ano, é esperado mais crescimento, especialmente no setor residencial.
Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), via Absolar, projetaram um aumento médio de 3% ao ano ao longo da próxima década, alcançando 226 TWh em 2034, com uma previsão de 91 milhões de consumidores, que devem utilizar, em média, 202 kWh, por mês.
Além disso, de acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), a previsão é de um aumento de 4% na demanda mundial em 2025, assim como era previsto em 2024.
Segundo a IEA, a energia solar fotovoltaica deve atender quase metade do crescimento da demanda global por eletricidade em 2025.
Para o público que busca economias com essa alternativa, o cenário também não é diferente!
Os custos médios da eletricidade gerada por tecnologias solar podem diminuir até 59% em 2025, de acordo com um relatório da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA).
Segundo a mesma agência, o custo da geração de energia solar caiu 82% na última década, mostrando o quão essa energia conta com um excelente custo-benefício para pessoas físicas, empresas, indústrias, etc.
Por que o mercado de energia solar está crescendo tanto?
Há diversos motivos que têm feito o mercado de energia solar crescer significativamente. Dentre eles, destacam-se:
- Economia: a queda nos custos dos painéis solares e a possibilidade de gerar sua própria energia e reduzir as contas de luz tornam o investimento em energia solar cada vez mais atrativo;
- Sustentabilidade: a busca por fontes de energia limpas e renováveis para combater as mudanças climáticas e reduzir a dependência de combustíveis fósseis impulsiona a adoção da energia solar;
- Inovação: o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções mais eficientes para a geração e armazenamento de energia solar está ampliando as possibilidades de aplicação dessa fonte renovável;
- Incentivos governamentais: muitos países oferecem incentivos fiscais e linhas de crédito para estimular a instalação de sistemas solares, tornando essa opção ainda mais acessível.
Faça seu orçamento com a LAS!
Fundada em Ribeirão Preto, a LAS nasceu da visão de pioneiros com mais de 40 anos de experiência em energia verde. Desde o início, foca a inovação em energias renováveis e eficiência energética!
Se você está pensando em investir em energia solar, não perca tempo e faça seu orçamento com a LAS! Acesse aqui e saiba mais.