Em um contexto de crises energéticas pelo mundo todo, a pauta de ESG está entrando em uma nova fase de amadurecimento, com a energia solar em destaque em meio às discussões.
Além de contribuir para o meio-ambiente, esse tipo de medida pode trazer benefícios para a reputação e competitividade da empresa. Conheça a seguir os pilares do ESG e as vantagens de implantá-los.
O que é ESG?
ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social e Governance (Ambiental, Social e Governança). O seu significado está relacionado a um conjunto de boas práticas adotadas pelas empresas para garantir que suas operações sejam sustentáveis, socialmente responsáveis e conduzidas de forma ética.
O pilar Ambiental (E) está relacionado ao impacto das corporações no meio ambiente e às iniciativas adotadas para minimizar danos ecológicos.
Já o pilar Social (S) está ligado ao impacto das empresas na sociedade, sendo o aspecto em que o RH tem maior atuação.
Por fim, o pilar Governança (G) é fundamental para garantir transparência, ética e conformidade na gestão empresarial.
A governança ambiental, social e corporativa tornou-se um dos critérios mais importantes para avaliar a atuação das organizações no mercado. Mais do que uma tendência, suas práticas passaram a ser um diferencial competitivo, influenciando decisões de investidores, consumidores e talentos.
Energia solar e ESG

Como vimos, o compromisso com o meio ambiente é um dos pilares do ESG. Nesse contexto, a energia solar é uma fonte que, além de gerar redução de custos, é considerada limpa e renovável.
A crise climática também já representa uma ameaça concreta para diversas indústrias. Segundo um estudo divulgado pelo Instituto E+ Transição Energética, as últimas três crises energéticas (2001, 2013 e 2021) do setor elétrico nacional provocaram um prejuízo de US$ 83,9 bilhões.
Ao investir em energia solar, a empresa não só está adotando uma medida sustentável, alinhada ao ESG, como também se protege de futuras crises, já que os sistemas fotovoltaicos garantem maior independência das companhias elétricas.
Além do meio ambiente, a energia solar impacta também comunidades, promovendo o fortalecimento econômico em áreas onde é instalada. Outro aspecto social relevante é a democratização do acesso à energia elétrica, permitindo que tanto empresas quanto residências possam investir nesse modelo.
Já no quesito governança, a adoção da energia solar demonstra o compromisso das empresas com opções renováveis e práticas responsáveis de gestão em suas operações. Essa postura fortalece a imagem corporativa, atrai investidores e amplia a confiança dos consumidores.
Benefícios do ESG para as empresas
A implementação dos pilares do ESG vai além de padrões éticos. Ela pode ser também uma estratégia para a sobrevivência e prosperidade das organizações. Um exemplo disso é o fato de essas empresas estarem mais preparadas para eventos climáticos extremos.
A geração atual de profissionais também valoriza organizações que demonstram um compromisso real com a sustentabilidade e a responsabilidade social, tornando a empresa mais atrativa para talentos qualificados.
Outra vantagem é que empresas focadas em causar impactos ambientais e sociais positivos são cada vez mais bem vistas pelo mercado como um todo. Em outras palavras, empresas que integram os pilares ESG em sua cultura são mais transparentes em suas operações e constroem uma reputação mais sólida, tornando-se mais resilientes a crises.
Por fim, a empresa pode ter uma redução de custos, principalmente caso adote um sistema de energia solar. Com as despesas reduzidas, a empresa pode se tornar mais competitiva no mercado, destacando-se dos concorrentes.
Invista em energia solar com a LAS
Fundada em Ribeirão Preto (SP), a Latin America Solar (LAS) é referência no mercado de energia solar, cuidando de cada detalhe — desde a avaliação inicial até a implementação e manutenção —, garantindo uma mudança eficiente e sem interrupções para sua empresa.
A LAS utiliza equipamentos WEG, líder em inovação solar, garantindo qualidade e avanço tecnológico. Com essa tecnologia, as empresas são capazes de diminuir as despesas com a conta de luz, gerando um impacto significativo no balanço financeiro do seu negócio.
Acesse aqui e saiba mais.