O empreendedor de uma pequena empresa sabe que manter as contas no azul é um desafio diário. A conta de energia elétrica é um fator que pode representar um dos maiores gastos do negócio. Mas é possível reduzi-la com o uso de energia solar.
Só para se ter uma ideia, o Brasil finalizou o mês de maio com um consumo de 70.207 megawatts médios, aumento de 8% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Já uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada pela Federação das Indústrias do estado da Bahia (FIEB), revelou quais são os itens que mais impactam na conta de luz. O primeiro é a alta carga tributária, apontada por 78% dos entrevistados. Na sequência, estão fatores como: os períodos de seca (29%), o custo de transmissão de energia (27%), os subsídios pagos na conta de luz (17%) e o custo da geração de energia (16%).
Sabendo disso, investir em energia solar vai ajudar o negócio a diminuir o valor da conta de luz e ainda garantir o fornecimento em caso de interrupção no sistema público.
Neste texto, veremos quais as vantagens da energia solar para as pequenas empresas. Vamos nessa?
Energia solar para pequenas empresas
O sistema fotovoltaico em empresas, usado para a produção de energia elétrica, funciona da mesma forma que qualquer outro. Ele utiliza a luz do sol e a converte em energia, que pode ser empregada para abastecer equipamentos elétricos.
O sistema se divide em on grid, off gride e híbrido.
On grid: conecta a empresa ao sistema público de distribuição de energia elétrica, o que permite que a instituição use energia da distribuição da concessionária que atende a região. Esse consumo pode acontecer durante a noite ou em dias nublados, quando a produção é menor. Uma das vantagens é que o excedente de energia produzida é injetado na rede elétrica e torna-se créditos, que têm validade de cinco anos, podendo ser utilizados na própria empresa geradora de energia solar ou em outro lugar, de mesma titularidade.
Off grid: diferente do on grid, este sistema não está interligado à rede de distribuição de energia elétrica. Ele é composto por baterias que armazenam o excedente, podendo ser utilizado no período noturno, dias nublados ou quando há interrupção no abastecimento da rede pública.
Híbrido: neste modelo, o sistema fotovoltaico está conectado à rede pública da concessionária que atende a região, mas também possui baterias que armazenam o excedente.
Vantagens da energia solar para o pequeno empreendedor
São várias as vantagens para a pequena empresa que decide investir e instalar um sistema de produção de energia solar. Veja alguns benefícios!
Redução de custos: após fazer uma análise da demanda da empresa e a instalação do sistema adequado, é possível ter uma economia de mais de 95% na conta de luz. Além disso, após finalizar o pagamento de todo o sistema, o dinheiro economizado (que seria para a conta de luz) pode ser investido na expansão ou melhoria do negócio.
Menos impostos: segundo a Aneel, até 56% do valor de uma conta de luz pode ser de tributos. Com a energia solar, a pequena empresa deixa de gastar esses tributos, que também podem ser revertidos em melhorias no negócio.
Fluxo de caixa estável: ao longo do ano, as tarifas de energia elétrica podem sofrer influência das chamadas bandeiras tarifárias (amarela e vermelha), impostas pela Aneel, que indicam aumento na conta de luz.
Gerando a própria energia elétrica, a pequena empresa fica isenta dessas bandeiras e, dependendo da capacidade de geração e do consumo, será pago apenas tarifas como iluminação pública, por exemplo. Dessa forma, é possível organizar melhor o fluxo de caixa, quando se opta pelo sistema fotovoltaico.
Empresa mais sustentável: ao escolher o sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica, a pequena empresa pode ganhar o Selo Solar. Isso contribui para melhorar a reputação do negócio diante dos consumidores. Eles entenderão que esse local é uma instituição que se preocupa com o meio ambiente.
Durabilidade que gera economia: com uma instalação rápida e com preços acessíveis, a energia solar é ainda vantajosa, porque as placas fotovoltaicas têm uma durabilidade longa, de aproximadamente 25 anos. Já pensou economizar pelo menos 95% da conta de luz por todo esse tempo?
Garantia de abastecimento: com o sistema fotovoltaico na pequena empresa, ela terá garantia de que não faltará energia elétrica no estabelecimento. Isso dá segurança de manter tudo funcionando, principalmente aquelas que precisam manter a refrigeração, por exemplo.
Retorno sobre investimento (ROI): algumas empresas podem achar o investimento inicial em energia solar um pouco alto. Contudo, quando calculada a economia a longo prazo, o empreendedor verá que o investimento vale a pena, pois não só economizará dinheiro, como melhorará a imagem da empresa com os consumidores e ainda não sofrerá com interrupçôes que podem prejudicar o negócio.
LAS – escolha inteligente em energia solar
A LAS é uma empresa com mais de 40 anos de experiência em energia verde e pode ajudar a pequena empresa a se tornar mais sustentável e autossuficiente.
Conta com engenharia especializada, segurança rigorosa e compromisso profundo com a sustentabilidade ambiental. A LAS é líder em projetos fotovoltaicos que vai ajudar a pequena empresa a ter muita economia.
Entre em contato e faça um orçamento.
LAS – Abastecendo o futuro com inovação!