Uma tem origem na luz do sol (energia solar), enquanto a outra na força dos ventos (energia eólica). Ambas são consideradas energias limpas e estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas em vários países.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, “o Brasil atingiu 93,1% da geração de energia elétrica proveniente de fontes renováveis (hidrelétricas, eólica, solar, etc.) em 2023”.
Só para se ter uma ideia, as fontes eólica e solar adicionaram 13 mil MWm à produção nacional, o que representou um acréscimo de 23,8% em comparação ao ano anterior. A potência dessas fontes totalizou 42,6 mil MWm.
Contudo, há ainda quem possa ter dúvidas em relação à energia solar ou eólica. Por isso, neste texto, vamos explicar quais as diferenças e vantagens de cada uma. Veja!
Energia solar e eólica
Geração
O primeiro passo é entender como cada uma delas é gerada.
A energia solar tem como fonte a luz do sol. Placas fotovoltaicas, instaladas geralmente em telhados de empresas ou residências, captam a luz solar e a convertem em energia elétrica.
O ideal é que as placas solares fiquem o maior tempo expostas à luz solar para que a geração seja feita.
Já a energia eólica é gerada com a força dos ventos. Grandes cataventos são instalados em locais adequados, onde as correntes de ar são mais fortes. O vento gira as pás e consequentemente as turbinas, que produzem a chamada energia cinética, que é convertida em energia elétrica. As turbinas, que podem variar de tamanho, devem ser instaladas em locais onde o vento é constante, para não interromper a geração.
Vantagens da energia solar
A energia solar está em franca expansão em todo o mundo. Um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) revela que, até 2026, 37% da geração de energia elétrica mundial será de fontes renováveis, como a energia solar.
Segundo a AIE, “a energia solar fotovoltaica é hoje a única tecnologia de energia renovável no caminho certo com o cenário Net Zero Emissions by 2050 (NZE).
Além de reduzir o valor na conta de luz, a energia solar tem vantagens como:
- Não libera gases;
- Não produz ruídos;
- Não polui o ar;
- Não polui a terra;
- Não polui a água;
- Não interfere no aquecimento global.
Para garantir que os painéis fotovoltaicos funcionem corretamente e gerem o máximo de energia possível, é necessário fazer a manutenção deles de forma correta, o que inclui uma limpeza adequada. Esses cuidados garantem que o painel dê o máximo de retorno energético, além de outros benefícios.
Vantagens da energia eólica
As torres eólicas podem variar de tamanho, desde 50 a cerca de 200 metros de altura. Quanto maior a torre, maiores são as pás que serão giradas pelo vento. A geração da torre pode variar de 100 kW a 3 MW de potência.
Além de ser uma energia limpa, veja essas vantagens:
- Minimiza a liberação de CO₂ na atmosfera;
- É inesgotável;
- Reduz a necessidade de combustíveis fósseis para geração de energia elétrica;
- Cria oportunidades de emprego na área de instalação;
- Tem excelente retorno financeiro.
Porém uma das desvantagens da energia eólica é a poluição sonora, uma vez que as torres geradoras fazem barulho, o que pode ser bastante incômodo.
Mas qual é melhor?
Não existe uma melhor que a outra. O que você tem que pensar é o seguinte:
A energia solar pode ser instalada em qualquer lugar do Brasil, visto que o país recebe muitas horas de luz solar durante o ano todo. É de fácil instalação, podendo ser colocada, por exemplo, no telhado de empresas, fazendo com que elas tenham geração de energia elétrica o ano todo.
Por outro lado, a energia eólica precisa do vento. E apesar dele ser sempre renovável, não é em todo lugar que uma usina eólica pode ser instalada. Como assim? Seja pela falta de ventos constantes ou pelo barulho gerado, ela não se encaixa em qualquer ambiente.
Desta maneira , a energia solar leva vantagem sobre a eólica, pois as placas solares são instaladas mais facilmente, inclusive dentro da área urbana, longe do litoral e montanhas (onde normalmente os ventos são mais fortes e constantes) e até em áreas rurais.
Invista em energia solar com a LAS
A LAS (Latin America Solar) tem mais de 40 anos de experiência em energia verde, e é a opção certa para projetos de energia solar.
Ao utilizar energia solar, uma empresa pode reduzir, por exemplo, até 95% do valor da conta. Dinheiro que pode ser investido em outro departamento para a manutenção e expansão do negócio.
Com a missão de fornecer mais que energia, a LAS quer entregar às futuras gerações um planeta mais saudável e sustentável.
Entre em contato com a gente e faça um orçamento!