Está pensando em instalar energia solar na sua casa, empresa, fazenda ou indústria, mas não sabe por onde começar? Uma boa alternativa é calcular a energia solar necessária para suprir o consumo do local onde você quer instalar os painéis fotovoltaicos!
Mas para te ajudar a entender a média do investimento que você precisa e como calcular a energia solar, a LAS preparou um texto completo! Continue a leitura e saiba mais!
Por que apostar em energia solar?
Apostar em sistemas voltaicos traz várias vantagens. Alguns dos principais benefícios são:
- Sustentabilidade: a energia solar é uma fonte renovável, o que significa que não se esgota. Além disso, ela não emite gases poluentes, contribuindo para a redução da pegada de carbono;
- Economia: apesar do investimento inicial, os custos de instalação de sistemas solares caíram bastante nos últimos anos. A longo prazo, eles podem gerar uma economia significativa na conta de luz, visto que é possível gerar a própria energia;
- Independência energética: ao gerar a própria energia, você se torna menos dependente das distribuidoras e das flutuações dos preços da energia elétrica;
- Baixa manutenção: os sistemas fotovoltaicos exigem pouca manutenção. Com a instalação correta, eles podem durar por mais de 25 anos, com apenas limpezas ocasionais;
- Incentivos e financiamento: o governo e prefeituras oferecem incentivos fiscais, isenções ou programas de financiamento para facilitar a adoção desse modelo energético.
E como calcular a energia solar?
O primeiro passo para calcular quanto de energia solar sua residência ou empresa precisa é entender o consumo mensal de energia elétrica.
Esse dado pode ser encontrado na conta de luz, geralmente expresso em quilowatts-hora (kWh). Para uma estimativa mais precisa, liste os aparelhos elétricos utilizados, suas potências (W) e o tempo médio de uso diário.
Para fazer o cálculo do gasto de cada aparelho, é possível utilizar a seguinte fórmula:
- Consumo diário (kWh) = (Potência do aparelho em W × Horas de uso diário) ÷ 1000
Depois, some o consumo diário de todos os aparelhos e multiplique pelo número de dias do mês para obter o consumo mensal.
Na sequência, é preciso seguir alguns passos para calcular a energia solar que será necessária. São eles:
Como é a irradiação solar na sua região?
Para ter uma noção melhor da energia solar que será necessária, você deve pesquisar a quantidade de energia solar gerada por meio da irradiação solar da sua localização, medida em kWh/m²/dia.
Essa informação pode ser obtida em mapas solares ou sites especializados, como o do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Hora de dimensionar o sistema fotovoltaico
Na sequência, é hora de definir o sistema fotovoltaico. Para calcular a potência necessária, é possível utilizar a seguinte fórmula:
- Potência do sistema (kWp) = Consumo mensal de energia (kWh) ÷ (Irradiação solar diária × 30 dias × Eficiência do sistema)
Geralmente, considera-se uma eficiência média de 75% devido a perdas no sistema.
Por exemplo, se um imóvel consome 300 kWh/mês e a irradiação média na região é de 5 kWh/m²/dia, o cálculo seria:
Potência do sistema = 300 ÷ (5 × 30 × 0,75) = 2,67 kWp
Isso significa que seria necessário um sistema fotovoltaico de aproximadamente 2,67 kWp.
E quanto aos painéis solares?
Cada painel solar possui uma potência específica, geralmente entre 300W e 550W.
Para determinar a quantidade de painéis, você deve dividir a potência total necessária (calculada anteriormente) pela potência individual de cada painel.
Por exemplo, com painéis de 400W:
Quantidade de painéis = 2.670W ÷ 400W ≈ 7 painéis
Existem outros equipamentos?
Sim! Além dos painéis, um sistema fotovoltaico completo inclui inversores, estruturas de fixação e cabos.
O inversor, por exemplo, deve ser compatível com a potência gerada e com o padrão da rede elétrica local.
Invista em energia solar com a LAS!
Para obter um cálculo mais detalhado e personalizado, especialmente em casos de grande geração de energia solar (como indústrias, fazendas e empresas), é possível contar com a ajuda de um especialista!
Assim, você terá uma avaliação completa para a instalação do sistema fotovoltaico!
Com mais de 40 anos de experiência, a LAS sabe como garantir um sistema de energia solar eficiente e de qualidade para que as contas de luz da sua residência, empresa, indústria ou fazenda reduzam em até 90%!
Se você ficou interessado em saber mais, acesse aqui e entre em contato com a LAS!