Painel solar

Do varejo à indústria: a multifuncionalidade da energia solar 

Reduzir os custos operacionais é um dos maiores desafios da indústria e do varejo. Para atingir esse objetivo, a energia solar se apresenta como uma das principais soluções. 

Segundo um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor industrial é responsável pelo consumo de 41% de toda a energia produzida no Brasil. Isso significa que as grandes companhias possuem gastos elevados com as contas de energia. 

De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), até o primeiro trimestre de 2024, cerca de 40 mil indústrias no país já haviam aderido ao sistema fotovoltaico. 

Conheça no texto a seguir como essas soluções de larga escala podem beneficiar setores específicos da economia. 

Energia solar no varejo 

Não é apenas a indústria que está aproveitando os benefícios da energia elétrica. No varejo, o consumo de eletricidade ocorre em menor escala do que o setor industrial, porém também gera despesas significativas. 

Para reduzir os custos, muitos estabelecimentos apostam na instalação das placas fotovoltaicas. Além dessa economia proporcionada, os painéis podem ser um atrativo a mais para os consumidores. 

Algumas redes de supermercado, por exemplo, instalam os painéis no telhado do estacionamento. Com isso, a unidade não só consegue abastecer a sua própria demanda, como pode fornecer energia para proprietários de veículos elétricos que desejam carregar a bateria. 

Esse é um diferencial competitivo importante para que os varejistas consigam atrair um novo público para consumir em suas lojas. 

Benefícios da energia solar para a indústria 

Como os dados da CNI demonstram, o consumo de energia por parte da indústria é muito alto devido a suas máquinas e equipamentos, como: motores, bombas, compressores e sistemas de transmissão mecânica. 

Além da energia solar ser uma alternativa para reduzir os custos, ela contribui com a sustentabilidade ambiental. Outro benefício é a diminuição da dependência de concessionárias para o fornecimento de eletricidade. 

Confira a seguir alguns setores específicos da indústria que se beneficiaram com a adoção da energia solar. 

Indústria mecânica 

A indústria mecânica é um dos setores que mais utilizam máquinas de grande porte em seu processo. Por isso, ao ter uma geração própria de energia, elas são fortemente beneficiadas. 

Assim como em outros estabelecimentos comerciais e residências, a redução na conta de luz pode chegar a 95%. Outro benefício é a operação dos equipamentos. No geral, componentes rotativos de transmissão mecânica consomem mais energia para vencer o atrito e movimentar as partes da máquina. 

A utilização da energia solar permite que alguns desses componentes sejam trocados, contribuindo para que a eficiência energética de cada máquina seja ainda maior. 

Agronegócio 

Energia solar na zona rural
Agronegócio é um dos setores que mais depende da eletricidade.

O Brasil é um dos países com maior representatividade mundial no agronegócio. Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, o setor foi responsável por 49,3% do valor total de exportações do país no primeiro semestre de 2024. 

A maior produção industrial está no processamento de laticínios. É um processo que demanda grandes maquinários para retirada de leite, esterilização de equipamentos para ordenha, tanques de armazenamento, secagem, alimentação de caldeiras, etc.

Além disso, o agronegócio é um dos que mais sofre com as variações das tarifas de energia e mudanças climáticas que obrigam o uso de sistemas de irrigação em caso de falta de chuvas. 

Em algumas regiões, a rede elétrica em zonas rurais pode ser bem precária, com quedas constantes no fornecimento de energia. Com os painéis fotovoltaicos, o setor consegue minimizar esse tipo de problema.

Indústria alimentícia 

Outro setor com alto consumo de energia. Depende muito de equipamentos robustos para preparar, refrigerar e armazenar a sua produção. Se houver falta de energia, a produtividade cai e os alimentos estragam.

Por exemplo, fábricas de bebidas como de cerveja precisam de energia para garantir que os tanques mantenham a levedura empregada na fermentação. Assim, não se contamina com outros microrganismos prejudiciais ao processo.

Fábricas de alimentos processados ou congelados também dependem de grandes quantidades de energia para preparar e manter carnes, vegetais e outros alimentos conservados.

Para este setor a energia solar é uma alternativa segura e vantajosa. Ela contribui para economizar nas despesas e redirecionar o valor economizado a outros investimentos.

Economize com a LAS 

A energia solar pode ajudar a empresa, seja ela na indústria ou no varejo, a reduzir os seus custos operacionais, ao mesmo tempo em que lidera o caminho para um futuro mais eficiente e sustentável. 

Fundada em Ribeirão Preto, a Latin America Solar (LAS) possui mais de 40 anos de experiência no mercado de energia limpa. Com tecnologia de ponta nos equipamentos, ajudamos a diminuir as despesas da sua empresa. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Banner LAS

Veja Também

LAS nas Redes Sociais

Assine a nossa Newsletter

Uma empresa que busca entregar o planeta a nossos filhos em melhor estado que a recebemos.

LAS - Latin America Solar | 2024 - Todos os direitos reservados