Casa com painéis solares no telhado vista de cima, ao lado de uma piscina.

É possível transferir painéis solares para outro imóvel?

Se você já apostou na energia solar em uma residência ou empresa, mas vai precisar se mudar, certamente se deparou com a questão: é possível transferir painéis solares

E a resposta é: sim! É possível, desde que haja planejamento técnico, atenção às normas da distribuidora de energia e uma análise criteriosa sobre a viabilidade da realocação

De fato, a energia solar é um investimento importante para empresas, indústrias, residências e fazendas que buscam economia, sustentabilidade e independência energética

Quem aposta neste sistema, sabe as muitas vantagens de tê-lo. Por isso, na necessidade de mudança ou de expansão, é comum que haja a dúvida em relação à transferência do sistema fotovoltaico

Para você entender mais sobre o tema, o blog da LAS elaborou um conteúdo explicando os principais pontos que devem ser considerados antes de transferir painéis solares para outro local. Confira! 

O que é a transferência de painéis solares?

A transferência de painéis solares pode ocorrer de duas formas distintas, dependendo da necessidade da empresa ou da residência. 

A primeira é quando há a mudança de endereço. Neste caso, é possível remover o sistema fotovoltaico instalado e reinstalá-lo em outro imóvel, desde que repeitadas as exigências técnicas e regulatórias da distribuidora de energia.

Já a segunda forma se aplica a organizações em fase de expansão. Quando há mais de uma unidade consumidora dentro da mesma área de concessão, é possível gerar energia em um local e utilizar os créditos de energia para compensar o consumo em outro endereço. 

Essa modalidade, conhecida como autoconsumo remoto, permite otimizar os investimentos em energia solar sem a necessidade de duplicar a estrutura em cada novo imóvel.

O que diz a legislação sobre transferir painéis solares?

Segundo a Resolução Normativa 1.000 da ANEEL, que regulamenta a geração distribuída no Brasil, a mudança do sistema de geração para outro endereço é permitida, desde que o novo imóvel esteja sob a mesma titularidade da unidade consumidora original e dentro da mesma área de concessão da distribuidora.

Isso significa que, se sua empresa muda para outro imóvel dentro da mesma cidade ou região atendida pela mesma distribuidora, a transferência é possível. No entanto, será necessário solicitar um novo parecer de acesso e formalizar a alteração do local de conexão junto à concessionária.

Quais cuidados técnicos devem ser tomados?

A desmontagem e a reinstalação de um sistema solar fotovoltaico não é simples como mudar móveis de lugar. O processo envolve etapas técnicas delicadas que exigem atenção. Nesse sentido, o ideal é contar com um parceiro especializado para obter melhores orientações. 

De modo geral, alguns cuidados técnicos incluem:

  • Avaliação da nova estrutura: o telhado ou solo do novo imóvel precisa ser avaliado quanto à orientação solar, inclinação, sombreamento e capacidade estrutural para suportar os painéis;
  • Desconexão e transporte: a remoção dos equipamentos deve ser feita por profissionais qualificados para evitar danos aos módulos, cabos, inversores e demais componentes;
  • Nova instalação e homologação: após a reinstalação, será necessário seguir novamente os trâmites de homologação junto à distribuidora, como se fosse uma nova instalação.

Quando vale a pena transferir e quando é melhor instalar um novo sistema?

Antes de optar pela transferência, é fundamental comparar os custos e benefícios dessa decisão. Alguns fatores a considerar são:

  • Estado atual dos equipamentos: se os painéis já estão em uso há muitos anos e com desempenho reduzido, pode ser mais vantajoso instalar um novo sistema;
  • Custo da reinstalação e homologação: o processo de desmontagem, transporte, reengenharia e homologação tem custo. Avalie se esse valor não se aproxima do investimento em uma nova solução;
  • Possibilidade de expansão: a mudança para um novo imóvel pode ser uma oportunidade de instalar um sistema mais moderno, eficiente ou dimensionado para uma demanda maior.

Em muitos casos, a instalação de um novo sistema fotovoltaico pode ser mais vantajosa, tanto pela garantia dos fabricantes quanto pela performance otimizada para o novo espaço. 

Novamente, o mais indicado é contar com a orientação de um especialista para que não haja prejuízos nesse processo.  

Seja um parceiro da LAS e tenha orientações personalizadas para o seu negócio!

Como vimos, sim, é possível transferir painéis solares para outro imóvel, mas a decisão deve ser feita com base em critérios técnicos, legais e financeiros. Se você está pensando em mudar de sede ou expandir sua empresa, conte com uma equipe especializada para orientar cada passo da transferência ou instalação do seu sistema fotovoltaico.

A LAS, com sede em Ribeirão Preto (SP), é uma parceira sólida e reconhecida no setor de energia solar, que se destaca pela excelência técnica, baseada em inovação e sustentabilidade.

Além de sua sólida experiência, a LAS mantém uma parceria estratégica com a WEG, fornecedora líder de equipamentos de energia solar no Brasil. Essa aliança garante que os processos da LAS utilizem equipamentos de alta performance, assegurando eficiência e durabilidade em todas as etapas da instalação. 

Para empresários que desejam transferir ou instalar um novo sistema fotovoltaico em outro imóvel, contar com a LAS significa ter suporte especializado em avaliação técnica, desmontagem, reengenharia e homologação junto à distribuidora de energia. 

Saiba como se tornar parceiro da LAS acessando aqui!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Banner LAS

Veja Também

LAS nas Redes Sociais

Assine a nossa Newsletter

Uma empresa que busca entregar o planeta a nossos filhos em melhor estado que a recebemos.

LAS - Latin America Solar | 2024 - Todos os direitos reservados