Energia Solar

As certificações ambientais para empresas que utilizam energia solar 

A energia solar traz uma série de benefícios para as empresas. O principal é a economia na conta de luz, já que a instalação de painéis fotovoltaicos permite que a companhia se aproveite da luz do sol. 

No entanto, essa não é a única vantagem que a empresa pode ter. Por ser limpa e renovável, essa energia está presente na  vanguarda da sustentabilidade. Segundo uma pesquisa publicada no site E-commerce Brasil, 66% dos brasileiros se engajam com ações sustentáveis e 70% consideram o comprometimento ambiental por parte das marcas um critério importante para decidirem a compra de um produto. 

Por conta disso, a instalação de painéis fotovoltaicos é um requisito para se obter certificações ambientais, que podem representar um diferencial competitivo no marketing da empresa. 

Conheça no texto a seguir algumas das principais certificações ambientais e como a empresa pode obtê-las. 

Por que a energia solar é sustentável? 

Certificação
Certificações ambientais podem ser um diferencial competitivo para a empresa.

A energia solar é considerada sustentável por vários motivos. O primeiro é o fato dela ser inesgotável, ao contrário de combustíveis fósseis, que são limitados e levam milhares de anos para se formar. 

A geração de energia solar não emite gases de efeito estufa, poluentes atmosféricos ou resíduos tóxicos. Isso contribui para a diminuição da poluição e para o combate às mudanças climáticas.

Além disso, comparada a outras fontes, como carvão e petróleo, a energia solar tem um impacto ambiental menor, principalmente porque não requer a extração de minerais ou a utilização de grandes volumes de água.

Outra vantagem desse sistema é a sua viabilidade econômica. Com os avanços tecnológicos, o custo inicial dos sistemas solares tem caído e sua eficiência aumentado. Isso, combinado com a durabilidade dos painéis solares (geralmente de 20 a 30 anos), torna essa fonte mais acessível e economicamente sustentável.

Principais certificações 

Existem diversas certificações com forte apelo no mercado brasileiro e internacional. Confira a seguir as principais:

LEED 

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para certificações, utilizado em 160 países. 

Ela possui o objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obras e operação das edificações, com foco na sustentabilidade de suas atuações. 

A certificação é avaliada em um sistema de pontuação. Elas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações). A previsão de utilização de energia solar é um dos critérios que podem aumentar a pontuação. 

À medida em que os créditos são atendidos, mais a edificação pontua. São 110 pontos possíveis – e a classificação do empreendimento varia de acordo com o nível de pontuação atingido.

ISO 14001 

A certificação ISO 14001 é provavelmente a mais importante credencial de boas práticas ambientais de uma organização empresarial. Afinal, ela comprova a existência de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), proporcionando uma base para obter processos mais sustentáveis. 

Para obter a certificação  é necessário entrar em contato com um dos Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental acreditado pelo INMETRO.

Selo Solar 

O Selo Solar é um certificado de sustentabilidade, ou seja, ele indica que a sua empresa utiliza energia solar em todos os setores de produção e na iluminação. Ele também pode ser obtido por pessoas físicas caso tenham residências com painéis fotovoltaicos. 

É possível obter o Selo Solar para a sua empresa de duas maneiras: pela geração distribuída de eletricidade solar ou pela participação no Mercado Livre de Energia. O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina possui diretrizes diferentes para conceder a certificação em ambos os casos. 

Selo Procel Edificações 

O Selo Procel Edificações é um certificado que identifica as edificações com melhor classificação de eficiência energética. O programa foi estabelecido em 2014 e é voluntário para as empresas que desejam obter o selo. 

O Selo Procel Edificações tem como objetivo: Incentivar a eficiência energética em edifícios, reduzir o consumo de energia elétrica e contribuir para a sustentabilidade ambiental. 

Para obter o selo, o empreendimento passa por uma avaliação e certificação técnica. São analisados os projetos e as características da edificação, considerando os critérios de eficiência energética do programa

Tenha mais eficiência energética com a LAS! 

A energia solar é fundamental para as empresas que querem economizar na conta de luz. Por isso, a LAS ajuda as companhias que desejam aproveitar o sol para transformar as despesas fixas em economia sustentável. 

Investir em energia solar também aumenta o valor do seu negócio, pois empresas com soluções sustentáveis são mais valorizadas no mercado, atraindo clientes e parceiros conscientes.

Fundada em Ribeirão Preto-SP, a Latin America Solar (LAS) nasceu da visão de pioneiros com mais de 40 anos de experiência em energia verde. Cada projeto que realizamos é um passo em direção a um mundo onde a qualidade de vida e o respeito pelo planeta caminham lado a lado. 

Entre em contato conosco e solicite um orçamento. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Banner LAS

Veja Também

LAS nas Redes Sociais

Assine a nossa Newsletter

Uma empresa que busca entregar o planeta a nossos filhos em melhor estado que a recebemos.

LAS - Latin America Solar | 2024 - Todos os direitos reservados