painel solar

Inversor solar: fundamental na geração de energia

Para que a geração de energia fotovoltaica aconteça, é necessária a instalação de equipamentos que convertam a luz solar em eletricidade. E um dos dispositivos mais importantes para isso é o inversor solar.

Item indispensável na transformação da luz do sol em energia elétrica, o inversor solar tem esse nome justamente por fazer a inversão de correntes elétricas, o que garante uma forma prática e segura de geração de energia solar.

Veja a seguir no blog da LAS tudo sobre o funcionamento desse que é considerado o “cérebro” do sistema fotovoltaico!

O que é o inversor solar?

Um inversor solar é um dispositivo fundamental para o funcionamento de sistemas de energia solar fotovoltaica. 

Esse aparelho converte a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis solares em corrente alternada (CA), que é a forma de eletricidade utilizada pela maioria dos aparelhos e redes elétricas. 

Além de fazer essa transição, o inversor solar garante a segurança do sistema, faz a otimização e a medição da energia produzida pelos painéis solares.

Em miniusinas que geram e distribuem energia fotovoltaica em indústrias e comércios, o inversor solar – que nesses casos são maiores do que os utilizados em residências – ficam geralmente em um pequeno cômodo próximo às placas, protegido da chuva e calor excessivo.

Como funciona o inversor solar?

O inversor solar mantém comunicação tanto com os painéis fotovoltaicos quanto com a rede elétrica. 

Para fazer a transformação entre as correntes, o inversor “liga e desliga” rapidamente, criando um fluxo de energia que se parece com a corrente alternada.

Esse processo rápido imita o formato de onda que é usado pela corrente alternada, chamado de sinal senoidal.

Para melhorar ainda mais esse sinal e deixá-lo mais suave e estável, o inversor usa componentes chamados filtros capacitivos e indutivos, que ajudam a limpar e refinar o sinal de saída. Assim, a energia fica pronta para ser usada de forma segura e eficiente.

O inversor solar é um equipamento indispensável na transformação da luz do sol em energia elétrica

Quais os tipos de inversor solar e como eles funcionam?

Existem vários tipos de inversores solares, sendo alguns mais utilizados do que outros. Entenda mais sobre cada um deles:

Inversor solar on grid

Conhecido também como inversor interativo, o inversor on grid é ligado diretamente à rede da empresa, fazendo a junção da energia elétrica e da energia solar.

Ele é projetado para que o local de instalação receba a potência necessária ao funcionamento dos equipamentos elétricos, além de fazer o desligamento rápido da rede caso a energia elétrica caia, garantindo a segurança das pessoas. 

Dentro dos inversores interativos também há outras classificações:

  • Inversor solar string: também chamado de grid tie, é ideal para sistemas fotovoltaicos com muitas placas;
  • Inversor solar híbrido: funciona com baterias de lítio e fosfato de ferro, mas também pode funcionar ligado à rede.

Inversor solar off grid

Essa categoria é usada em sistemas autônomos, ou seja, que são desconectados da rede elétrica convencional. Eles estão geralmente em regiões onde não se tem acesso à rede elétrica, como em algumas propriedades rurais.

Em contextos assim, é preciso de um conjunto de baterias para armazenar a energia gerada. Os painéis solares são conectados a um controlador de carga, que regula a corrente elétrica para carregar as baterias e alimentar os inversores.

Os inversores off grid menores possuem potências variando de 150 W a 2.000 W, sendo este último usado para operar equipamentos com maior consumo de energia, como: maquinário, ferramentas elétricas, equipamentos de telecomunicações, etc.

Os inversores off grid acima de 2.000 W são mais pesados, oferecem uma série de recursos avançados e requerem uma instalação permanente.

Quais cuidados o inversor necessita para prolongar a vida útil?

O inversor solar requer alguns cuidados para garantir seu funcionamento eficiente e prolongar sua vida útil.

Algumas das principais precauções são:

  • A criação de um sistema de segurança que evita danos, caso o cabeamento dos painéis seja ligado com a polaridade invertida;
  • Limitação de sobrecarga, o que permite instalar um volume de placas com potencial acima do especificado. Quando a força é atingida, a corrente excedente é descartada;
  • O uso da string box, uma caixa fixada ao lado dos inversores com o dever de proteger a estrutura fotovoltaica, e assim evitar a queima dos componentes do sistema.

Invista em energia fotovoltaica com a LAS

A geração de energia solar alcançou dois novos recordes no mês de junho de 2024 no Brasil. 

As marcas de 9.598 MW e 9.760 MW foram registradas nos dias 28 e 29 de junho, respectivamente, no subsistema Nordeste, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

Que tal aproveitar o momento para implementar um sistema de energia fotovoltaica em sua empresa com quem entende do assunto?

Com mais de 40 anos de experiência, a LAS é líder em projetos fotovoltaicos que ajudam a pequena empresa a ter muita economia.

Solicite um orçamento e se abra para um futuro com mais eficiência energética na sua empresa. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Banner LAS

Veja Também

LAS nas Redes Sociais

Assine a nossa Newsletter

Uma empresa que busca entregar o planeta a nossos filhos em melhor estado que a recebemos.

LAS - Latin America Solar | 2024 - Todos os direitos reservados