A conta de luz representa uma grande fatia das despesas de uma empresa ou de uma casa, especialmente com os aumentos e variações das tarifas de cobranças de energia. No Brasil, os gastos são altos em qualquer época: no calor, por causa do ar-condicionado e climatização, e no frio, por causa de banhos quentes no chuveiro elétrico.
Um dos motivos para a eletricidade ser tão cara no país se dá ao fato de que a maior parte da geração de energia vem das usinas hidrelétricas, que sofrem com os períodos de seca. A energia solar é uma alternativa para a economia; além disso, alguns hábitos também ajudam a reduzir gastos.
Confira as dicas neste texto:
Veja formas de economizar na conta de luz
Luzes
O primeiro passo é evitar ao máximo acender lâmpadas durante o dia e não esquecê-las acesas em locais que não estão sendo usados no momento. Também é importante ficar atento ao tipo de lâmpadas utilizadas.
As luzes de LED são mais eficientes e têm longa duração. Geram uma economia de energia entre 70% e 90% e duram 2,5 vezes mais que as lâmpadas convencionais.
Ambiente
Existem detalhes no ambiente de sua empresa ou de sua casa que fazem diferença na conta de energia. Tratam-se de escolhas que diminuem a necessidade do uso de luzes artificiais ou do ar-condicionado.
Paredes de tons claros refletem melhor a luz natural e, assim, diminuem a necessidade de iluminação artificial. Algo que muitas pessoas não imaginam que ajuda na economia de energia é instalar cortinas nos ambientes, elas servem como uma barreira entre os cômodos e o sol, deixando-os mais frios e evitando o uso de ar-condicionado.
Horário de pico
Durante o horário de pico, que normalmente acontece entre às 18h e 21h, a maior parte das pessoas está consumindo energia elétrica, seja: assistindo televisão, usando eletrodomésticos, chuveiros elétricos, etc.
Nesse período, a energia utilizada para as funções elétricas é maior, por isso, recomenda-se evitar o uso de itens que exijam eletricidade no horário de pico.
Ar-condicionado
Com as altas temperaturas que o Brasil atinge no verão, o uso do ar-condicionado se torna indispensável. Utilize aqueles que têm o sistema inverter; esses modelos proporcionam uma economia em até 40% no consumo em relação ao ar-condicionado tradicional.
Chuveiro
O chuveiro elétrico consome uma grande quantidade de energia em pouco tempo, dependendo da média de consumo chega até a ultrapassar o ar-condicionado. Para impedir grandes gastos, evite banhos prolongados e ajuste o aparelho para a categoria “verão”, durante os períodos de calor.
Outra opção é usar aquecedores solares ou a gás para água, ao invés de chuveiro elétrico.
Energia solar para reduzir a conta de luz
Contar com um sistema de energia solar em sua empresa ou residência reduz a sua conta de luz em até 90%. Por ter uma grande incidência de raios solares, o Brasil é um país favorecido na geração desse tipo de eletricidade.
Os usuários desse tipo de energia conseguem prever seus gastos e ficar livre da inflação tarifária.
É graças aos sistema de créditos de energia solar criado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que a economia na conta de luz acontece.
Funciona da seguinte maneira: o sistema produz a energia que alimenta sua empresa ou imóvel durante o dia e um excedente é injetado na rede e convertido em créditos. Esses créditos são usados para compensar a energia consumida da rede durante a noite, quando os painéis solares estão inoperantes.
Seu projeto de energia solar com a LAS
A LAS é a opção certa para projetos de energia solar em Ribeirão Preto – SP e região. São mais de 40 anos de experiência em energia verde, entregando um serviço com tecnologia avançada, segurança rigorosa e engenharia especializada.
Entre em contato conosco e faça um orçamento!