Fazenda solar

Saiba o que é e como funciona uma fazenda solar 

O Brasil possui uma extensão territorial vasta e um clima favorável para a geração de energia por fontes limpas e renováveis. Um empreendimento que aproveita a alta incidência do sol em larga escala é a fazenda solar. 

Essa estrutura surgiu como uma alternativa viável para consumidores que desejam ingressar no sistema de energia solar, mas que não podem instalar um sistema fotovoltaico próprio. 

Dessa forma, é possível criar uma fazenda solar com um grupo de consumidores, de modo que cada um receba uma parcela da energia gerada em forma de créditos, proporcionalmente ao valor investido. 

Continue lendo o texto abaixo para entender melhor esse sistema.

O que é uma fazenda solar?

O termo fazenda solar é usado para descrever um conjunto de painéis fotovoltaicos instalados em um campo ou área rural. Não há uma quantidade mínima ou máxima de painéis para definir se a estrutura é uma fazenda solar, mas geralmente ocupam uma grande área. 

Esse tipo de iniciativa teve origem na Alemanha, na década de 90, quando fazendeiros começaram a instalar painéis fotovoltaicos em suas áreas de plantações para produzir e vender energia solar para as distribuidoras. 

A fazenda solar também pode comercializar para clientes em outros locais e distribuir a energia por meio de linhas de transmissão. Com isso, os consumidores podem reduzir os custos da conta de luz, sejam eles residenciais, empresas ou indústrias.

No Brasil, somente empresas autorizadas podem construir uma fazenda solar e comercializar seus créditos. Os projetos devem respeitar as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Como funciona a fazenda solar

O funcionamento técnico de uma fazenda solar é similar ao dos sistemas de energia solar em residências. 

Os painéis fotovoltaicos captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Depois, o inversor solar adapta a corrente elétrica da energia ao padrão utilizado na rede para permitir o seu consumo. 

No caso de projetos de autoconsumo, a energia gerada já fica pronta para ser consumida pelo imóvel. Se não houver demanda imediata, a energia é injetada na rede elétrica e utilizada pela distribuidora. 

A cada mês, a distribuidora contabiliza a energia que foi fornecida e a transforma em créditos para os consumidores.

A fazenda solar injeta integralmente toda a geração na rede e converte em créditos. Os clientes que aderiram ao modelo têm o benefício dividido, seguindo a proporção de cada um, e podem abater o consumo em suas respectivas unidades. 

Ou seja, os consumidores que contratam os lotes da fazenda solar não utilizam a sua energia, mas sim os créditos gerados por ela. Esses projetos são chamados de geração compartilhada e permitem a união de pessoas físicas e jurídicas.

Melhores locais para construir uma fazenda solar

Do ponto de vista ambiental, a fazenda solar é sustentável quando é construída em uma área não apta para agricultura ou que possua uma vegetação que não seja rasteira. 

O ideal é utilizar locais áridos próximos a linhas de transmissão, evitando o desmatamento. Além disso, o investidor precisa levar em conta se é um local com uma boa incidência solar, pois quanto maior, melhor será a geração. 

Outro ponto importante é o tamanho da área que será utilizada. Em geral, as fazendas têm muitos painéis, o que acaba demandando muito mais espaço do que um sistema próprio.

Vantagens e desvantagens

Investir no modelo de fazenda solar possui seus pontos positivos e negativos. Uma vantagem é que o valor de investimento no lote de uma fazenda é bem menor do que a instalação de um sistema próprio.

Há também a praticidade, já que não será necessário realizar a manutenção periódica, que ficará a cargo da fazenda. Além disso, é uma alternativa viável para empresas e indústrias que não possuem espaço físico para a instalação dos painéis.

Já entre as desvantagens está o fato de a economia ser menor do que os possíveis 95% dos sistemas fotovoltaicos próprios. O tempo de retorno do investimento também é mais longo para quem compra e inexistente para quem aluga. 

De forma geral, apesar de ser uma alternativa interessante, a opção mais vantajosa a longo prazo continua sendo a instalação de um sistema próprio.

Sobre a LAS 

Fundada em Ribeirão Preto, a Latin América Solar (LAS) possui mais de 40 anos de experiência em energia verde. 

Além de ajudar o meio ambiente, com a energia solar da LAS, você economiza na conta de luz. Aproveite o sol para transformar despesas fixas em uma economia sustentável. 

Entre em contato conosco e faça o seu orçamento!  

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Banner LAS

Veja Também

LAS nas Redes Sociais

Assine a nossa Newsletter

Uma empresa que busca entregar o planeta a nossos filhos em melhor estado que a recebemos.

LAS - Latin America Solar | 2024 - Todos os direitos reservados