A energia solar é uma das soluções mais sustentáveis para atender à crescente demanda por eletricidade no mundo. Além de ser renovável e limpa, a tecnologia que converte a luz do sol em energia elétrica tem avançado significativamente, tornando-se cada vez mais acessível a residências, empresas e indústrias.
No Brasil, por exemplo, novos dados divulgados pelo Ministério de Minas e Energia, revelam que, até 25 de outubro, foram instalados 5.258 MW de capacidade instalada de geração de energia solar, correspondendo a mais da metade (57,8%) de todas as novas instalações de geração centralizada.
Mas como a luz do sol se transforma em eletricidade? Vamos entender juntos!
Conversão da luz solar em eletricidade
A conversão da luz solar em eletricidade é baseada no efeito fotovoltaico, que ocorre nas placas solares instaladas normalmente nos telhados de empresas e indústrias.
Quando os fótons da luz solar atingem essas células, eles transferem energia suficiente para liberar elétrons dos átomos. Esse movimento gera uma corrente elétrica contínua (CC).
Contudo, a corrente contínua não é compatível com os sistemas elétricos de residências e indústrias. Por isso, um inversor solar a converte em corrente alternada (CA). Essa eletricidade pode ser consumida diretamente, armazenada em baterias para uso futuro ou enviada à rede elétrica.
Assim que há envio de energia para a rede, o consumidor recebe créditos que podem ser usados para compensar o consumo em momentos de menor geração.
O sistema fotovoltaico é projetado para ser eficiente e sustentável, aproveitando a abundância da luz solar para oferecer uma alternativa econômica e ambientalmente responsável para a geração de eletricidade.
Benefícios da energia solar
Existem alguns benefícios que devem ser considerados para quem decide investir em energia solar.
Um deles é a isenção de ICMS. Em 1997, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) concedeu isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações com equipamentos de energia solar e eólica. Esse convênio foi atualizado em 2022.
Outro benefício é o desconto no IPTU. Alguns municípios oferecem descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano em empreendimentos residenciais e comerciais que adotam práticas sustentáveis, como a geração de energia solar.
Temos um texto aqui no blog que explica melhor esses e outros benefícios. Clique aqui para ver.
LAS, seu projeto em boas mãos!
Seja para residências, empresas ou indústrias, adotar essa tecnologia é investir em inovação e sustentabilidade.
A LAS, em parceria com líderes do setor como a WEG, está pronta para oferecer soluções personalizadas que atendam às suas necessidades.
Quer saber mais sobre como integrar a energia solar à sua realidade? Entre em contato com a LAS e descubra como transformar a luz do sol em energia para o seu dia a dia!
LAS – Abastecendo o futuro com inovação!