Painéis solares instalados em um campo, com um edifício ao fundo coberto por mais painéis fotovoltaicos.

Como não depender do Sistema Elétrico Nacional (SIN)? 

Não é segredo para ninguém que a energia solar tem se consolidado como uma das alternativas mais sustentáveis e vantajosas para aqueles que buscam independência do Sistema Elétrico Nacional (SIN)

Os altos custos com energia elétrica e a busca por fontes renováveis de energia foram dois grandes fatores que levaram muitas pessoas e empresas a migrarem para outras soluções, como os sistemas fotovoltaicos. 

Além de ser uma ótima alternativa, com a energia solar, não é preciso depender do SIN, facilitando a independência em relação ao sistema!

Para saber mais sobre como não depender do Sistema Elétrico Nacional, confira o texto preparado pela LAS!

Afinal, o que é o Sistema Elétrico Nacional (SIN)?

O Sistema Elétrico Nacional é a rede interligada que distribui energia elétrica para todo o Brasil

Segundo o Governo do Brasil, “é um sistema hidrotérmico de grande porte para produção e transmissão de energia elétrica, cuja operação envolve modelos complexos de simulações que estão sob coordenação e controle do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, que, por sua vez, é fiscalizado e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL”.

O SIN conta com quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte.

Vale lembrar que a relação entre o Sistema Elétrico Nacional e a conta de energia é direta. O custo da conta de luz que os consumidores pagam está ligado à operação do SIN, e existem vários fatores que influenciam esse valor.

Por que encontrar uma alternativa ao Sistema Elétrico Nacional (SIN)?

Segurança energética, redução de custos e mais autonomia são apenas algumas das vantagens de optar por uma alternativa ao SIN!

A energia solar fotovoltaica, por exemplo, oferece uma alternativa limpa, renovável e cada vez mais acessível para quem busca independência energética

Graças aos painéis solares, instalados em uma residência, empresa ou indústria, é possível gerar a própria energia elétrica, reduzindo significativamente sua dependência da rede elétrica tradicional e dos constantes aumentos nas tarifas de energia.

Como funciona a geração de energia solar?

Os sistemas fotovoltaicos convertem a luz solar em eletricidade por meio de células solares instaladas em painéis. A energia gerada pode ser utilizada imediatamente ou armazenada em baterias para uso posterior. 

Se a produção de energia solar for maior que a demanda, o excedente pode ser direcionado para a rede elétrica, gerando créditos que podem ser usados para abater o consumo quando a produção solar não for suficiente.

Saiba mais sobre como é este funcionamento acessando aqui.

Quais são os tipos de sistemas solares?

Existem duas categorias principais dos sistemas fotovoltaicos. São eles:

  • On-grid: conectado à rede elétrica, permite a troca de energia com a distribuidora;
  • Off-grid: totalmente independente da rede elétrica, ideal para locais remotos.

Com projetos personalizados, é possível saber qual é o sistema mais adequado para a sua residência, empresa ou indústria.

Quais são as vantagens da energia solar?

Entre os principais benefícios da energia solar estão:

  • Independência energética: você produz sua própria energia e tem mais controle sobre seus gastos;
  • Sustentabilidade: você reduz a pegada de carbono e contribui para um futuro mais limpo.
  • Valorização do imóvel: se for um investimento residencial, as instalações solares aumentam o valor de mercado de sua propriedade;
  • Economia a longo prazo: apesar do investimento inicial, o retorno com as baixas despesas é muito significativo;
  • Incentivos fiscais: há alguns benefícios oferecidos pelos governos para incentivar a geração distribuída;
  • Evita problemas com a entrega de energia: regiões com apagões frequentes ou em locais mais distantes das redes de distribuição elétrica ficam mais tranquilas ao não depender do SIN e produzir a própria energia;
  • Baixa manutenção: sistemas de energia solar requerem pouca manutenção. Os painéis fotovoltaicos têm uma vida útil de 20 a 25 anos, com manutenção mínima, garantindo um retorno sobre o investimento a longo prazo.

Não quer mais depender do Sistema Elétrico Nacional (SIN)? Faça seu projeto com a LAS

Com mais de 40 anos de experiência no setor, a LAS utiliza tecnologia de ponta e sistemas fotovoltaicos de alta qualidade

Além de reduzir custos com eletricidade, seus sistemas contribuem para a valorização de empresas e a preservação ambiental.

Na LAS, você pode personalizar o seu projeto (residencial, empresarial ou industrial) para atender às expectativas e trazer um retorno sobre o investimento significativo!
Acesse nosso site e saiba mais!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Banner LAS

Veja Também

LAS nas Redes Sociais

Assine a nossa Newsletter

Uma empresa que busca entregar o planeta a nossos filhos em melhor estado que a recebemos.

LAS - Latin America Solar | 2024 - Todos os direitos reservados