A demanda de eletricidade vem crescendo ano a ano e a solução deverá ser a utilização de fontes de energias renováveis. É isso que aponta um relatório produzido pela Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês).
Entre os principais fatores que justificam esse aumento na procura estão crescimento econômico, ondas de calor e eletrificação de setores, como o caso do transporte.
Na busca por energias renováveis, a energia solar acaba aparecendo como principal candidata para suprir essa demanda. Saiba mais a seguir.
O que são energias renováveis?
As energias renováveis são fontes que se regeneram naturalmente ao longo do tempo e não se esgotam. Elas são a parte mais importante da transição para um sistema de energia que abandona os combustíveis fósseis, combatendo o aquecimento global.
O tipo mais famoso de energia renovável é a energia solar. Ela tem como fonte a radiação solar emitida sobre o planeta todos os dias. Por meio de placas fotovoltaicas, a radiação é convertida em energia elétrica, sendo utilizada em residências, empresas e indústrias.
Confira outros exemplos de energias renováveis:
Energia eólica: utiliza a força dos ventos para a produção de eletricidade. As usinas eólicas utilizam grandes cataventos instalados em áreas onde a movimentação de ar é intensa.
Energia hídrica: esse modelo utiliza o movimento das águas dos rios para a produção de eletricidade. Apesar de ser renovável, não é considerada uma energia limpa, já que traz vários prejuízos ambientais.
Energia de biomassa: utiliza toda e qualquer matéria orgânica não fóssil para queima e produção de energia. Sua importância está no aproveitamento de materiais que, em tese, seriam descartados.
Energia geotérmica: corresponde à utilização do calor interno da Terra. Em casos em que esse calor se manifesta em áreas próximas da superfície, as elevadas temperaturas são utilizadas para a produção de eletricidade.
Energia das ondas e marés: é possível utilizar a água do mar para a produção de eletricidade pelo aproveitamento das ondas e marés.
Avanço na demanda de energias renováveis até 2025
Segundo o relatório da IEA, a estimativa é de um avanço de 4% na demanda global por energias renováveis em 2024 e novamente o mesmo percentual em 2025. Para se ter ideia, essa taxa foi de 2,5% em 2023.
Com isso, o uso de energias renováveis deverá se expandir rapidamente, com a participação da oferta global de eletricidade saindo de 30% em 2023 para 35% em 2025.
Ainda de acordo com o relatório, as energias renováveis deverão superar pela primeira vez a produção das usinas de carvão. A energia solar deverá atender quase metade deste crescimento.
A participação da energia solar, em conjunto com a eólica, deverá avançar de 13% em 2023 para 18% em 2025.
Crescimento no mundo
De acordo com a IEA, algumas das maiores economias do mundo estão registrando crescimento notável no consumo de eletricidade. É o caso da Índia, que deverá avançar em 8% até o fim de 2024. Isso se deve ao aumento das ondas de calor, que acabam gerando mais utilização do ar-condicionado.
No Brasil, o ar-condicionado também é o principal responsável pelo aumento na demanda por eletricidade. Diversos locais no país sofreram com a ocorrência de ondas intensas de calor no primeiro semestre de 2024, o que impactou no sistema elétrico.
Na China, o crescimento será devido ao aumento da atividade industrial, inclusive na fabricação de equipamentos de energias renováveis. Estados Unidos e a Europa também estão em situação semelhante.
Conheça a LAS
A Latin America Solar (LAS) foi fundada em Ribeirão Preto-SP e possui mais de 40 anos de experiência com energias renováveis, mais especificamente, a energia solar.
Cada projeto que realizamos é um passo em direção a um mundo onde a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente andam lado a lado.
Esse tipo de fonte, além de ser limpa e sustentável, oferece outros benefícios significativos para a sua empresa. O principal deles é a diminuição das despesas com eletricidade, permitindo que você direcione o orçamento para outras necessidades.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento!