Energia fotovoltaica

Como a tecnologia fotovoltaica está revolucionando o setor de energia solar

O crescimento da energia solar no Brasil e no mundo tem sido impulsionado pelo avanço constante da tecnologia fotovoltaica

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), atualmente, cerca de 17% da matriz energética do nosso país é composta por sistemas solares.

E hoje, essa fonte de energia limpa e renovável está cada vez mais acessível e eficiente, devido às inovações que têm surgido no setor e ao investimento em pesquisas na área.

Expectativa de crescimento da tecnologia fotovoltaica

A projeção para o aumento do alcance da energia solar em território nacional, para os próximos anos, continua otimista. 

Afinal, nos últimos 10 anos, essa tecnologia começou a se popularizar, impulsionada principalmente pela queda nos custos de produção e instalação dos sistemas solares

Antes disso, a matriz energética brasileira ainda era altamente dependente de hidrelétricas, que por muitos anos, representaram cerca de 90% da geração elétrica. 

No entanto, crises hídricas, como a de 2001, levaram o governo a diversificar a matriz energética e a investir em tecnologias renováveis mais ecológicas e com menor impacto ambiental, ainda que a energia solar só tenha começado a ganhar força anos depois.

Próximos anos

De acordo com estimativas da ABSOLAR, espera-se que a energia fotovoltaica continue a expandir significativamente, com um aumento robusto em sua participação na matriz energética brasileira. 

Esse crescimento vem sendo impulsionado graças a iniciativas como:

  • Aumento de investimentos em tecnologia fotovoltaica; 
  • Melhorias no armazenamento da energia produzida a partir da incidência solar;
  • Políticas públicas voltadas à sustentabilidade;
  • Iniciativas como o Plano de Transformação Ecológica

Além disso, o governo brasileiro tem adotado metas ambiciosas, como a adesão ao compromisso global de triplicar o uso de energias renováveis até 2030. 

Por que a tecnologia fotovoltaica é economicamente viável?

Entre os principais avanços em termos de melhoria e aumento da produtividade está a criação de painéis solares mais potentes e duráveis, que permitem maior geração de energia com menos espaço. 

Um exemplo disso é o uso de materiais mais eficientes e novas técnicas de fabricação, como o desenvolvimento de células bifaciais, capazes de captar a luz em ambos os lados do painel, aumentando a capacidade de geração. 

Além disso, sistemas integrados de gestão de energia, que otimizam o uso da eletricidade gerada, têm contribuído para reduzir ainda mais os custos operacionais.

Outro avanço relevante está na redução dos custos dos componentes. 

Desde 2010, o custo da energia solar fotovoltaica teve uma queda expressiva de cerca de 85%, tornando essa fonte mais competitiva em relação às energias convencionais. 

Isso tem permitido que ela alcance um número maior de residências e empresas no Brasil, contribuindo para a diversificação da matriz energética.

Principais avanços

O desenvolvimento de inversores solares mais modernos, que convertem a energia captada em eletricidade utilizável de maneira mais eficiente, também é um fator-chave para a democratização da tecnologia fotovoltaica. 

Além disso, novas soluções para o armazenamento de energia, como baterias de última geração, têm viabilizado o uso da energia solar de maneira contínua, mesmo durante a noite ou em dias nublados.

Com todos esses avanços, ela consegue crescer em ritmo acelerado e se manter como uma das alternativas mais atrativas para quem busca mais economia e independência energética. 

Dados da ABSOLAR mostram que o Brasil já ultrapassou a marca de 40 gigawatts (GW) de potência instalada, consolidando-se como um dos líderes no uso dessa fonte renovável.

Além de gerar economia para consumidores, a tecnologia fotovoltaica desempenha um papel de extremo impacto na sustentabilidade, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa e fortalecendo o compromisso do nosso país com metas ambientais globais.

O impacto das inovações do setor fotovoltaico no dia a dia

As inovações tecnológicas não apenas tornaram a energia captada a partir da incidência solar mais acessível para a população, como também estão permitindo que mais empresas adotem essa fonte como um dos principais fornecedores de eletricidade.

Além disso, a energia solar tem ajudado a reduzir as disparidades regionais de distribuição de energia no Brasil, possibilitando que áreas mais remotas, muitas vezes desconectadas das grandes redes de distribuição de energia, possam ter acesso à eletricidade de maneira sustentável e econômica.

Com a crescente queda dos custos, incentivos públicos e fiscais e a crescente preocupação com a sustentabilidade, a tecnologia fotovoltaica está se consolidando como uma das principais matrizes energéticas que abastecerá o futuro.

Faça seu projeto fotovoltaico com a LAS

Com a missão de fornecer mais que energia, a LAS quer entregar às futuras gerações um planeta mais saudável e sustentável, com garantia de qualidade e segurança nos melhores painéis do mercado.

Há mais de 40 anos, oferecemos energia verde a partir de módulos fotovoltaicos de ponta para captar a luz solar e projetos personalizados para diferentes tipos de clima e instalações.

Entre em contato com a gente e tenha mais economia a partir de uma energia limpa e renovável.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Banner LAS

Veja Também

LAS nas Redes Sociais

Assine a nossa Newsletter

Uma empresa que busca entregar o planeta a nossos filhos em melhor estado que a recebemos.

LAS - Latin America Solar | 2024 - Todos os direitos reservados